quinta-feira, 14 de maio de 2009

Jogos lúdicos


Os jogos, atividades básicas do ser humano em
toda a sua vida, atuam tanto no sentido de recrear e
de educar ao mesmo tempo. Os jogos são um
instrumento pedagógico de grande potencial
integrador. Grandes teóricos precursores de
métodos ativos da educação frisaram
categoricamente a importância que esse método
lúdico proporciona à educação de crianças1. É nos
momentos de maior descontração, de desibinição,
de desconcentração, oferecidos pelos jogos, que as
pessoas se desbloqueam e se descontraem,
proporcionando uma aproximação maior, uma
melhor integração. A adolêscência é uma fase da
vida que o ser humano necessita de atividades
capazes de lhe absorverem atenção e energia em
ocupações sadias e alegres. Assim, a dinâmica
lúdica passa ser necessária, sobretudo na escola
onde deverá receber fundamentos básicos de
conhecimentos. Com a finalidade de proporcionar
um ensino de química mais prazeroso, para os
alunos da 2a e 3a séries do Ensino Médio, do
Colégio Estadual Dr. Nilson Ribas de Jaquapitã-PR,
adaptou-se jogos clássicos, como, PERFIL, LUDO,
BARALHO com questões de química. Foram os
próprios alunos que prepararam os jogos desde a
pesquisa dos conteúdos para elaboração das
questões até a montagem dos mesmos. De uma
maneira geral têm-se observado nesta escola que,
tanto os alunos quanto os professores, sente maior
dificuldade para trabalhar conteúdos como,
Equilíbrio Químico, Reações Quimicas, Cinética
Química e, portanto, estes foram os conteúdos
abordados com os jogos, além de alguns conteúdos
de Química Orgânica.
Resultados e Discussão
A dinâmica lúdica foi aplicada em 2 turmas da 2ª
e 3a séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr.
Nilson Ribas de Jaquapitã-PR. Os alunos foram
organizados em grupos de quatro e cinco
componentes, de forma espontânea. Todos os
grupos trabalhavam com o mesmo conteúdo e o
mesmo tipo de jogo. Na montagem dos jogos os
alunos utilizaram materiais de baixo custo como
cartolina, cola, tinta, lápis de cor ou tinta.
Inicialmente, a cada conteúdo abordado a
professora definia o tipo de jogo e a partir daí os
alunos se preparavam para a adaptação do mesmo,
pesquisando em livros disponibilizados e os grupos
que tinham acesso à internet complementavam a
pesquisa em casa.
O primeiro conteúdo trabalhado foi Reações
Químicas e o jogo adaptado foi o BARALHO. Os
alunos prepararam este jogo utilizando retângulos
de cartolina e pincel atômico.Montaram dois tipos de
baralho, um com íons e outro com fórmulas de
ácidos, bases e sais, sempre usando os livros
didáticos como fonte de pesquisa. O objetivo do
jogo é a partir dos íons formar compostos capazes
de reagir com o ácido, base ou sal recebidos no
início do jogo.
O segundo conteúdo trabalhado com os alunos
foi Equilíbrio Químico e Cinética Química e o jogo
adaptado foi o PERFIL. Os alunos prepararam este
jogo utilizando cartolina para confecção do tabuleiro,
dos cartões, fichas e pinos, pincel atômico e caneta.
Discutiam as questões que poderiam ser formuladas
a partir dos conteúdos pesquisados em livros e
internet, transcrevendo as informações que iriam
auxiliar os jogadores a descobrirem o assunto
pertinente.
O outro conteúdo trabalhado com os alunos foi
de Química Orgânica - Funções e Nomenclatura e o
jogo adaptado foi o LUDO. Os alunos prepararam
este jogo utilizando também, cartolina para o
tabuleiro e os pinos, pincel atômico e os livros
disponíveis. No tabuleiro foram montadas casas
especiais onde o conteúdo era inserido de várias
formas.
As regras de cada jogo foram modificadas ou
formuladas pelos alunos, permitindo aos mesmos,
maior envolvimento na construção dos jogos.
Conclusões
A dinâmica lúdica utilizada para trabalhar os
conteúdos propostos proporcionou aos alunos a
aquisição da capacidade de síntese, uma maior
interação e maior interesse para desenvolver as
atividades. Observou-se também a aprendizagem
dos conteúdos de forma mais prazerosa. A
avaliação dos conteúdos desenvolvidos foi feita a
partir de questões simulando os jogos e 83% dos
alunos obtiveram aprendizagem plena dos objetivos.
Agradecimentos
Ao Colégio Estadual Dr. Nilson Ribas de Jaquapitã-
PR e a Universidade Estadual de Londrina pelo
apoio.
___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário